Refeições pré e pós treino - Liberty Blog

Liberty Blog

Conselhos e dicas para uma vida mais saudável!

Refeições pré e pós treino

Publicado por na em Nutrição
  • Tamanho do típo de letra: Aumentar Diminuir
  • Visualizações: 375

Sabe o que deve ingerir antes e após o seu treino?

As refeições pré e pós-treino devem ser constituídas por hidratos de carbono e fontes de proteína, de forma a garantir um bom rendimento durante o treino e uma boa recuperação muscular posteriormente. A composição destas refeições deve variar de acordo com vários parâmetros e de acordo com as necessidades nutricionais individuais.

O pré-treino deve anteceder, no mínimo, 1 hora o momento do exercício, garantindo que o processo digestivo não vai prejudicar a performance. Nesta refeição, devem ser evitados alimentos com elevado teor de gordura (p.ex. manteiga, manteiga de amendoim, carnes gordas, etc.). Da mesma forma, a inclusão de laticínios deve ser bem ponderada. A tolerância deste grupo alimentar antes do treino varia muito interindividualmente. Por isso, se não tolerar, é preferível que exclua os laticínios do pré-treino.

Relativamente ao pós-treino, antigamente era comum ouvir-se dizer que era fundamental ingerir proteína até 30 minutos após o exercício – a chamada “janela anabólica”. Contudo, evidência científica mais recente deita por terra esta teoria e demonstra que o mais importante é que as refeições nas 24 horas seguintes sejam compostas por hidratos de carbono e proteína e nutricionalmente adequadas a cada caso e objetivo. Por exemplo, se a refeição que procede o treino é, por exemplo, o jantar, não se justifica realizar uma refeição “pós-treino” mais cedo, porque num jantar com um prato completo já tem tudo o que necessita para uma correta recuperação muscular, ainda que faltem 2 horas para o mesmo. Desta forma, a prática banal de se ingerir um batido de proteína imediatamente após o treino nada mais é do que um desperdício alimentar e monetário, quando de seguida existe uma refeição completa.

Em suma, mais importante do que a constituição destas refeições em específico é que a dieta (=padrão alimentar) seja nutricionalmente adequada às necessidades de cada indivíduo no total do dia.

Se tem dúvidas sobre este ou outros temas alimentares, consulte a nutricionista do seu ginásio.