Suplementação – Sim ou não? - Liberty Blog

Liberty Blog

Conselhos e dicas para uma vida mais saudável!

Suplementação – Sim ou não?

Publicado por na em Nutrição
  • Tamanho do típo de letra: Aumentar Diminuir
  • Visualizações: 108

Esta é uma das dúvidas mais frequentes que alguém que inicia atividade física num ginásio manifesta. Afinal, será realmente necessário introduzir suplementação no quotidiano para atingirmos o objetivo do treino? A resposta da nutricionista do Liberty, Lúcia Miranda, é: depende.

Antes de mais, é importante frisar que um “suplemento” é exatamente o que o nome diz. É suplementar, ou seja, um extra que só faz sentido ser introduzido quando a base – a alimentação – está bem estruturada. A sua introdução depende de inúmeros fatores, como qual é o objetivo do indivíduo, quais as características físicas e necessidades nutricionais associadas, hábitos alimentares, entre outros.

Por exemplo, no caso de um homem que queira perder 15Kg de massa gorda, muito provavelmente não se justifica introduzir algum suplemento. Isto porque a suplementação também acarreta valor calórico (energia) e, por isso, para se introduzir um suplemento e ainda assim existir perda de massa gorda, implicaria que a dieta fosse ainda mais restritiva. Neste caso, poderia justificar-se algum tipo de suplementação por uma questão de praticidade e não necessariamente para se atingir as necessidades nutricionais.

Por outro lado, um indivíduo com baixo peso que queira hipertrofiar pode realmente precisar de uma ajuda extra à parte alimentar para conseguir evoluir e aumentar de peso. Contudo, cada caso é um caso e depende muito do tipo de suplemento que se está a considerar.

Se tem dúvidas sobre este ou outros temas alimentares, consulte a nutricionista do seu clube.